MENU

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sisu - O que é real e o que é sensacional!

Vejam essa reportagem ai que do Jornal O Povo! Embora ela esteja dando a vitória ao MEC por conta do Sisu, a verdade é que as pouquíssemas vagas que os estudantes da rede pública tinham estão sendo realmente preenchidas por pessoas de outros estados. São quase 700 estudantes de outros estados, certamente estes não são da rede pública. E se são, provavelmente não têm condições de se locomover. É lamentável isso! Mas o interessante é ver a abordagem de uma imprensa vendida e defensora dos processos antidemocráticos, mas declarados por ela mesma como democráticos. O pior, a população cai na onda e elogia o MEC, e ainda reproduzem a mensagem de que o Sisu é um exemplo de democratização da universidade.

Confiram:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/01/24/noticiafortalezajornal,2093465/ceara-tem-84-dos-aprovados-na-ufc.shtml


Para que vocês entendam meu ponto de vista, comparem a reportagem anterior com essa reportagem logo abaixo

http://dialogospoliticos.wordpress.com/2010/01/29/vestibular-ufc-2010-1-129-alunos-aprovados-sao-de-escolas-publicas/

Temos uma comemoração sensacionalista a respeito da aprovação de estudantes da rede pública em Fortaleza. Apenas 149 aprovados equivalente a um percentual minúsculo das vagas, menos de 3%, enquanto o percentual de vagas para estudantes de outros estados é de quase 15%. Isso é domocratização? Um jornal crítico na reportagem colocaria assim: "Enquanto mais de 690 estudantes selecionados na UFC são de outros estados, somente pouco mais de 100 são cearences da rede pública". Acho que 100 é muito, pois em 2009 foram 78 e em 2010 comemoraram com a quantia recorde de 149.

ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL! O PAÍS DOS RICOS E DA CLASSE MÉDIA! O PAÍS DOS PARLAMENTARES, DOS EMPRESÁRIOS E DOS "BABA OVO" DESTES!

Um abraço a tod@s e desejemos sorte aos nossos estudantes do Projeto 6 de Março!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem vindo, mas muito tarde. Um país que concebeu universidade pública sem isso, foi construído mais por gente rábula.

==============


Unifesp quer moradia estudantil a partir de 2012
Conselho da Universidade Federal de São Paulo aprovou construção de alojamento para 960 estudantes em todos os campi
iG São Paulo
O Conselho de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aprovou a construção de moradias estudantis em todos os campi da universidade. Segundo a instituição, está prevista a entrega de 480 vagas em 2012 e mais 480 vagas em 2014. O projeto será incluído no Plano Plurianual (2012-2015) que a Unifesp envia ao Ministério da Educação (MEC) ainda no mês de abril.

Durante este ano, a universidade planeja a conclusão e detalhamento dos projetos de moradias, bem como a obtenção de terrenos em cada uma das seis cidades que abrigam os campi da universidade. Para que o projeto de moradia estudantil seja concretizado, a Unifesp está realizando vários estudos de projetos já existentes em outras universidades.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Luiz Leduíno, e a comissão paritária para estudo da implantação de moradias estudantis estiveram no dia 25 de março visitando duas moradias estudantis da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). A finalidade da ação foi a de estudar, presencialmente, projetos que visem à viabilização de projeto semelhante na Unifesp, com início previsto para 2012. "Estamos nos dedicando ao máximo para viabilizar as moradias, tão essenciais no processo de democratização do acesso e permanência na universidade”, diz Leduíno.

Com a finalidade tornar público o projeto e analisar as propostas existentes, a instituição fará no dia 29 de abril um fórum para debater o tema com transmissão ao vivo, pela intranet da universidade.

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/unifesp+quer+moradia+estudantil+a+partir+de+2012/n1300015331876.html