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História do Projeto Pré-Vestibular 6 de Março


No primeiro semestre de 2004 havia um grupo de jovens católicos denominado Juventude Mariana - JUMA que se reunia periodicamente com objetivos ligados à evangelização de jovens no Conjunto Timbó, no município de Maracanaú. Pensando em atrair jovens para o JUMA uma ideia em montar um grupo de estudos surgiu visto que este também seria importante para alguns componentes do grupo de jovens que estudavam para tentar o vestibular. 

Da Ideia à Prática

No JUMA havia apenas dois estudantes universitários dispostos à lecionar, ajudando assim os demais companheiros e quem tivesse o interesse em ingressar na universidade. A partir de então surgiram vários interessados em aprender e ensinar, de modo que os organizadores do grupo de estudos resolveu procurar uma escola disponível nos finais de semana para a realização das aulas. O apoio foi imediato e as aulas começaram com cerca de cinco professores que ensinavam voluntariamente disciplinas como física, matemática, português, história, inglês, química e espanhol. Os professores tinham apenas o espaço da escola e alguns pedaços de giz para ensinar o que dificultava o aprendizado dos estudantes. Ainda assim as aulas se sustentaram até final de 2004 quando haviam cerca de 10 estudantes. 

Organizando o Cursinho

Ficou perceptível que a procura por um cursinho preparatório para o vestibular era grande e que havia uma necessidade de organização e planejamento. A curta experiência em 2004 foi suficiente para a criação de uma coordenação que procurasse mais professores voluntários, fizesse a divulgação do cursinho, marcasse os horários de aulas e procurasse um colégio que oferecesse um maior apoio logístico e de estrutura. Foi ai que em 2005 o cursinho, na época denominado JUMA - Vest, conseguiu matricular pouco mais de 90 estudantes interessados que doavam pinceis ou folhas de papel no ato da matrícula para o bom funcionamento do curso. As aulas passaram a ser ministradas na Escola Adahil Barreto no Conjunto Timbó aos sábados e domingos. Mais estudantes universitários se disponibilizaram para dar aulas de forma que todas as disciplinas básicas para os vestibulares da época foram contempladas. Esse ano também foi determinadas algumas diretrizes ideológicas, dentre as quais se destacam o atendimento prioritário à estudantes da rede pública de ensino, o caráter político de consciêntização de estudantes e sobretudo o estímulo à participação em manifestações sociais em defesa de direitos da comunidade e debates políticos de interesse social dentro de sala de aula.

O Movimento Acorda Timbó - MATi

Paralelo ao surgimento do cursinho que hoje é chamado de Projeto Pré-Vestibular 6 de Março havia um grupo de estudantes e trabalhadores do Conjunto Timbó denominado Movimento Acorda Timbó, criado pela Pastoral Operária, entidade católica que iniciou discussões sobre os péssimos serviços prestados pela empresa Nossa Senhora de Fátima. Ele surgiu, portanto, contra a precariedade dos transportes coletivos que transportavam estudantes e trabalhadores do conjunto Timbó à Fortaleza. Um grande luta foi travada envolvendo ministério público, empresários que defendiam os interesses da empresa Nossa Senhora de Fátima que fazia a linha Timbó - Fortaleza, estudantes e trabalhadores que defendiam um transporte regular e de melhor qualidade. As conquistas do movimento foram marcantes. A empresa foi obrigada a retirar ônibus com mais de 15 anos da sua frota e a trafegar de forma regular nos horários convencionais. Outras vitórias subjetivas podem ser citadas como a demonstração para a sociedade que com organização e muita luta é possível garantir direitos e a fortificação do movimento estudantil em maracanaú.

MATi - Vest

A forte ligação entre o JUMA e o MATi possibilitou uma maior e mais forte organização do cursinho. Com reuniões frequentes e posteriormente com o contato direto com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará - UFC um mega Projeto foi planejado e executado em 2006. Um projeto de um curso preparatório para os vestibulares das instituições públicas foi escrito e enviado diretamente para a Coordenadoria de Integração Universidade e Movimentos Sociais - CIUMS, coordenadoria ligada à UFC que nos apoiou e nos forneceu uma lista de estudantes universitários que residiam em Maracanaú, para facilitar a execução do Projeto. Agora denominado MATi - Vest Projeto Pré-Vestibular de Maracanaú foi possível a realização da aulas diárias com vários professores voluntários que davam apenas uma hora de aula por semana. Uma coordenação foi construída baseada na organização geral do Projeto Novo Vestibular - PNV, também curso de extensão da UFC, que apoiou a construção do cursinho em Maracanaú trocando várias experiências. Ainda na primeira metade de 2006, o projeto tornou-se oficialmente extensão da UFC. No mesmo ano os voluntários puderam vibrar com algumas aprovações nos vestibulares da UFC, Universidade Estadual do Ceará - UECE e Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFET-Ce (Atual IFCE). 

O Projeto contava com aproximadamente 25 universitários voluntários para ministrar as aulas e atendia cerca de 50 estudantes que passavam por prova de seleção e contribuíam mensalmente com uma taxa de quase 5% do salário mínimo para as despesas diversas.


Movimento Atitude e Liberdade

Com o fim do grupo de jovens católico JUMA o cursinho ficou sob organização do movimento que agora ampliava sua luta que antes estava restrita à luta pela melhoria nos transportes coletivos. Surge então o Movimento Atitude e Liberdade - MAL que reunia integrantes o MATi e outros estudantes e trabalhadores de Maracanaú, ligados ou não ao cursinho. O MAL surgiu em um momento histórico de Maracanaú, onde o movimento estudantil era forte e as manifestações sociais eram intensas. Vários outros movimentos sociais estavam presentes na época, como o Movimento de Estudantes da Pajuçara MP105 e Movimento Livre Arbítrio - MLA que se manifestavam em favor da meia passagem intermunicipal. Esta luta agregou estudantes do MEUS (Movimento de Estudantes Universitários e Secundaristas de Maracanaú), MPL (Movimento Passe Livre de Fortaleza), MPL, MAL, MP105, MATi e MLA, e outros estudantes que juntos se reuniam na luta pela criação e aprovação de um projeto de lei que garantisse a meia passagem de estudantes da região metropolitana.  Este grande grupo, que posteriormente se denominou como Frente de Luta pela Meia Intermunicipal rumo ao Passe Livre, se manifestou em várias regiões de Maracanaú e em outras localidades divulgando a luta e conscientizando a respeito da possibilidade de aprovação do direito à meia tão importante para os maracanauenses.

Foi nesse contexto político que o MAL surge e atua. A bandeira de luta do MAL, portanto, era a defesa do direito à meia passagem e de uma educação de qualidade. O MAL, por fim, passa a coordenar as atividades do cursinho e sugere uma nova denominação para o cursinho que, de forma democrática, com a participação dos professores, coordenadores e estudantes, o nome Projeto 6 de Março é escolhido. O motivo dessa escolha foi que no dia 6 de Março 1983 uma votação que emancipou Maracanaú, que desde então era distrito de Maranguape (saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracanaú). Contudo, oficialmente para a UFC o projeto ainda se denominava de MATi - Vest.

O Projeto 6 de Março

Atualmente, o projeto chama-se oficialmente Projeto Pré-Vestibular Popular 6 de Março, é extensão da UFC e atende cerca de 50 estudantes da rede pública de ensino básico. Funciona na Escola Martins Rodrigues, em Maracanaú, e conta com um corpo docente diversificado. Temos graduandos, graduados e mestres voluntários que praticam e aperfeiçoam sua didática. As aulas são diárias e eventualmente realizam-se atividades de cunho político com o intuito de debater com a comunidade questões atuais e necessárias para um bom convívio social.




Objetivos Gerais do Projeto


O objetivo principal do Projeto 6 de Março não é somente ajudar estudantes da rede pública de ensino na aprovação dos vestibulares de instituições públicas. Existe uma enorme diferença entre o projeto e os cursinhos tradicionais. O estudante do 6 de Março eventualmente participa de debates, aulas temáticas, aulas de campo e ainda tem oportunidades de contribuir voluntariamente com as atividades planejadas e executadas pelo cursinho popular. É importante ficar claro que o objetivo principal é formar um cidadão, atuante e consciente de suas atribuições sociais e políticas. Além disso, os pré-vestibulandos não são os únicos beneficiados com o Projeto, a equipe docente também é o nosso público alvo, de modo que este participa democraticamente da organização e dos plenajamentos coletivos organizado por voluntários, professores, coordenadores e ainda estudantes. A organização do projeto não permite o surgimento de hierarquias e busca sempre planejar e executar suas ações de forma democrática e com bastante debate de forma que o coletivo é beneficiado e não o indivíduo da organização. Isso nos permitiu, portanto, uma sustentabilidade e a construção de uma prática política interna sempre em benefício coletivo.

Resultados do Projeto


Desde 2004, quando o projeto ainda não tinha um nome, o projeto avança em seus princípios e na construção de seus objetivos se tornando hoje uma das maiores organizações, se não a maior, que mais coloca estudantes carentes oriundos da rede pública de ensino básico nas universidades públicas do estado do Ceará. Apesar de disponibilizarmos de somente uma sala, conseguimos aprovar anualmente de 8 a 13 estudantes. Confiram abaixo a lista de aprovações até 2008.
Veja também os aprovados em 2009 e 2010.
Outros resultados além das aprovações, podemos citar o bom aproveitamento de vários de nossos estudantes em seus respectivos cursos universitários, o retorno destes ao Projeto como professores voluntários e o bom desempenho de professores em curcursos como por exemplo a seleção para professores do Estado do Ceará organizado pela Secretaria de Educação - SEDUC, e seleção de outros cursinhos pré-vestibulares. Dentre outros resultados, podemos falar também dos subjetivos, que consiste na demonstração de que podemos crescer social e policiamente com organização civil, pois o cursinho Pré-Vestibular Popular 6 de Março mostrou e ainda mostra que, mesmo sem nenhum recurso financeiro de instituições de fomento, conseguimos conquistar vários resultados expressivos em Maracanaú.