MENU

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Histórico de Aprovações do Projeto

O Projeto 6 de Março, desde 2006, vem aprovando estudantes de Maracanaú nos vestibulares da UFC, UECE e IFCE. Em 2006 conseguiu aprovar 5 estudantes e em 2007 tiveram 10 aprovações. Muitos destes e outros que ainda esperam sua aprovação se tornaram voluntários no Projeto como professor, coordenador ou mesmo auxiliar. Em 2008 foi muito difícil, mas mesmo assim o Projeto pôde se orgulhar dos aprovados nos vestibulares das instituições públicas de ensino.

Parabéns aos Aprovados no Vestibular 2009 (em 2008):
Nome - Curso - Instituição - Concorrência UFC
Leanderson Alencar - Geografia - UECE / UFC - 5.5
Edilberto Gois - Eng. de Pesca - UFC - 2.8
Jane de Fátima Teixeira - Eng. de Pesca - UFC - 2.8
Jonas Rodrigues - Física UFC / Ciência da Computação - CEFET
Emanuel Domingos - Ciência da Computação - CEFET
Debora Cunha de Sousa - Telemática - CEFET
Rafael Alves - Tecnologia em Manutenção Industrial - CEFET
Francisca Aurea Luz - Pedagogia - UVA
Patrícia Mendes - Engenharia Ambiental - CEFET

Histórico completo com todos os aprovados de 2006 a 2008.

Aprovados na Primeira etapa da UFC 2010 (este ano):
NOME - CURSO - CONCORRÊNCIA
FRANCINEIDE SOUZA - ECONOMIA DOMESTICA - 3.5
NATHALIA LOPES GOMES - ECONOMIA DOMESTICA - 3.5
GLEIDSON OLIVEIRA FERREIRA - ED. FISICA (BACHARELADO) - 8.2
MELKA DOURADO RIOS - ENFERMAGEM - 15.8
AIRTONILDO DA COSTA - BIBLIOTECONOMIA - 6.4
MARCELO DE SOUSA OLIVEIRA - ESTATISTICA - 2.2
JANACINTA NOGUEIRA SOUZA - BIOTECNOLOGIA - 7.9
MARA GABRIELLE - CIÊNCIAS CONTÁBEIS/NOTURNO - 6.5
CELINA MARIA - BIBLIOTECONOMIA - 6.4
LUIS CARLOS TAVARES GARCIA - MATEMÁTICA/LICENCIATURA - 4.8
ANA ROCHELLE DE SOUSA - SECRETARIADO EXECUTIVO - 11.0
CARLOS ALBUQUERQUE GOMES - GEOGRAFIA

Faremos o possível para ajudá-los a passar na segunda etapa! Mesmo assim parabéns aos aprovados. Ainda teremos os aprovados na UECE e IFCE.

UFC faz Feira das Profissões para alunos do Ensino Médio

A UFC realiza, de 27 a 29 de maio, na Pró-Reitoria de Graduação, no Campus do Pici, a Feira das Profissões. O evento é uma oportunidade para estudantes cearenses do Ensino Médio, seja de rede pública ou particular, conhecerem os diversos cursos oferecidos pela UFC, em estandes produzidos por universitários dos próprios cursos.

Na oportunidade, os alunos dos colégios poderão conversar com universitários que estarão à disposição dos vestibulandos para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas.

Qualquer escola, pública ou privada, pode agendar visita à Feira das Profissões, preferencialmente através dos e-mail cad@prograd.ufc.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email e soniacb@ufc.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email . Mais informações pelos telefones da Pró-Reitoria de Graduação: 3366.9519 / 9520 e 8627.0507.

REVISTA DAS PROFISSÕES

A UFC também disponibilizará um guia completo de todos os Cursos de Graduação oferecidos pela Universidade.

É a Revista das Profissões, com linguagem acessível ao público em geral, informações sobre cada curso, o perfil do profissional formado, o que ele estuda e qual a sua área de atuação no sociedade.Assim, o pré-vestibulando terá mais uma ferramenta que o auxiliará na tomada de decisão da carreira a ser seguida.

Com previsão de tiragem de 40 mil exemplares, a publicação contém 110 páginas e foi produzida em papel couche e policromia.

Além de destinar duas páginas para cada curso, faz uma apresentação da própria UFC e procura familiarizar o leitor com uma série de siglas e expressões utilizadas no universo acadêmico.

A UFC, através da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional, informa que os alunos da rede pública de ensino receberão a Revista das Profissões através da Secretaria de Educação do Estado.

As escolas da rede particular interessadas em adquirir exemplares deverão fazer sua solicitação diretamente com o Coordenador Paulo Mamede (3366.7319 ou 8776.0748) até 20 de maio.

O preço unitário da revista será de R$ 8,00 para uma tiragem de 1 mil exemplares. Para tiragens menores, o preço passa a ser de R$ 10,00.

Fonte: Profª Sônia Maria Araújo Castelo Branco, Coordenadora da Feira das Profissões - (fone: 85 3366 9519) / Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366.7319)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Inscrições para Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Estão abertas, até 30 de maio, as inscrições para seleção ao Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (Encima), vinculado ao Centro de Ciências da UFC.

São ofertadas 20 vagas, distribuídas igualmente entre os quatro eixos temáticos: Física, Matemática, Biologia e Química. Poderão inscrever-se os portadores do diploma de graduação em Matemática, Física, Química, Biologia ou em áreas afins. As linhas de pesquisa são: Divulgação Científica, Métodos Pedagógicos e Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática.

As inscrições poderão ser feitas em dois locais: Departamento de Física (Bloco 922, 1º andar), de 9h às 12h e de 15h às 17h, nos dias úteis; e na Secretaria do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, no Centro de Ciências (Bloco 902, em frente ao Restaurante Universitário).

As inscrições na própria secretaria do curso serão feitas apenas nos dias 8, 9, 15, 16, 29 e 30 de maio, obedecendo aos seguintes horários: às sextas feiras, nos dias 08, 15 e 29, de 19h às 21h. Aos sábados, nos dias 09, 16 e 30, de 09h às 11h e de 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até o dia 30 de maio, às 17h.

O edital de seleção pode ser acessado na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (www.prppg.ufc.br ), no link Editais. Ficha de inscrição, programas da seleção e outras informações detalhadas sobre o curso estão no site www.encima.ufc.br .

Fonte: Profª Eloneid Felipe Nobre, Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - (fone: 85 3366.9931 / 3366.9903 /3366.9484)

Inscrições para Casas de Cultura só pela internet

Já estão sendo feitas, exclusivamente no endereço www.ccv.ufc.br, as inscrições para o teste de admissão ao semestre I de 2009.2 das Casas de Cultura Estrangeira da UFC.

O prazo se encerra dia 17 deste mês. Somente poderão matricular-se nas vagas ofertadas os candidatos que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental.

Após o preenchimento, envio e confirmação dos dados do formulário eletrônico de solicitação de inscrição, o candidato deverá imprimi-lo, acrescentar foto 3 x 4 e anexar fotocópia (frente e verso) de documento de identificação. Essa documentação será entregue, antes do início da prova, ao fiscal da sala.

Também deverá ser impresso o boleto para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00, que pode ser paga em qualquer agência bancária ou casas lotéricas, até o dia 18 de maio.

O candidato só poderá inscrever-se para um curso em uma única Casa de Cultura e terá de optar por até três turmas diferentes dentre as oferecidas. A Coordenadoria de Concursos (CCV) informa que não se responsabiliza por solicitação de inscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica.

Estão sendo oferecidas 132 vagas para a Casa de Cultura Alemã; 220 para a Cultura Britânica; 154 vagas para a Cultura Francesa; 171 vagas para a Cultura Hispânica; 110 vagas para a Cultura Italiana e 88 vagas para a Cultura Portuguesa. No dia 3 de junho a CCV divulgará, em seu endereço eletrônico, os locais onde as provas serão aplicadas no dia 7 de junho das 9h às 13h.

Fonte: Profª Maria de Jesus de Sá Correia, Presidente da Coordenadoria de Concursos (CCV) - (fone: 85 3366 9522 / 3366 9423)

Pré-Vestibular Seis de Março precisa de voluntários

O Pré-Vestibular Seis de Março, organizado por estudantes da Universidade Federal do Ceará para possibilitar o acesso de alunos da rede pública ao Ensino Superior, está precisando de voluntários para atuar como professores e em atividades administrativas em sua secretaria.

São necessários dois alunos de Ciências Contábeis para trabalhar na comissão de finanças e mais dois, de qualquer curso, para atividades secretário-administrativas.

Como professores, o projeto necessita de um voluntário para lecionar aulas de Química (aulas de segunda a sexta-feira, no período noturno); um para aulas de Português (aulas nos finais de semana); um para História (aulas nos finais de semana) e um para Matemática (ministrará um mini-curso de Matemática básica).

Cada voluntário irá trabalhar, no máximo, quatro horas semanais, de acordo com sua disponibilidade, em um dos horários: segunda a sexta-feira, de 18h às 22h; aos sábados, de 14h às 18h, e domingo, de 8h às 12h. Mais informações no blog do projeto: projetoseisdemarco.blogspot.com, pelo e-mail projetoseisdemarç o@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ou com o coordenador George Frederick, pelo telefone (85) 8826.3757.


Os interessados devem entrar em contato o mais rápido possível ou comparecer as 15 horas do dia 09 de maio, na Escola Martins Rodrigues, Av. 7 s/n, Cj. Jereissati I, Maracanaú.


Fonte: George Frederick – Coordenador do Projeto Seis de Março - (fone: 85 8826 3757)