MENU

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aberta as Inscrições para o Processo de Seleção 2011

O Projeto Pré-Vestibular Popular 6 de Março torna público o Processo de Seleção para admissão de novos estudantes para o período letivo de 2011. Confira o EDITAL DE SELEÇÃO (em PDF).

O processo de seleção deve acontecer em duas etapas. A primeira consiste em uma apresentação do Projeto Pré-Vestibular Popular 6 de Março, com informações importantes acerca da origem e funcionamento do cursinho. A segunda etapa constitui de uma prova objetiva que deve abordar os seguintes assuntos determinados no ANEXO I do Edital. Ao lado você pode conferir o Edital e logo abaixo o conteúdo programático abordado na prova de seleção. Veja vídeo de divulgação e nos ajude a divulgar.



ANEXO I - Conteúdo Programático

História: Educação e Democracia na Grécia; a Igreja Medieval; bases teóricas do Absolutismo; Revolução Francesa; Segunda Guerra Mundial; Revolução Cubana; produção açucareira no Brasil; Primeiro Reinado; ordem oligárquica na República Velha; Vargas, Estado Novo; Ditadura Militar; o Ceará e Confederação do Equador; a campanha abolicionista no Ceará. Português: Interpretação de texto; Funções da linguagem; Figuras de Linguagem; Variação linguística; Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos – produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional; produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira; associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros ( épico/narrativo, lírico e dramático ) e formas diversas.; articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção; representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes; Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação lingüística – uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou à construção da micro estrutura do texto. Geografia: Recursos naturais e recursos energéticos; desmatamento; urbanização; relevo brasileiro; clima brasileiro; industrialização no Brasil; correntes demográficas (Malthusiana, Neomalthusiana, Reformista); Unidades Geomorfológicas do Ceará; Atualidades: Arte; cultura; esporte; política; economia. Biologia: Membrana plasmática e citoplasma celular; tecidos conjuntivos; classificação dos seres vivos; os vírus e o reino Monera; reprodução humana; origem e evolução da vida; relação entre os seres vivos; poluição e desequilíbrios ecológicos. Matemática: Expressões numéricas; multiplicidade e divisibilidade (MMC e MDC); razão e proporção; regra de três simples e composta; produtos notáveis; equações de 1º e 2º grau; sistemas de equações do 1º grau; conjuntos; funções de 1º e 2º grau; Noções de geometria plana e espacial: Figuras planas e suas áreas, figuras espaciais e suas áreas e volumes (poliedros). Física: Unidades de medida; grandezas escalares e vetoriais; movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado; conservação da energia; leis de Newton e suas aplicações; primeira e segunda lei da termodinâmica; noção de carga elétrica; Lei de Coulomb; corrente elétrica; lei de Ohm. Química: Ácidos, bases, sais e óxidos; substâncias puras e misturas; funções orgânicas; unidades de concentração.

Nenhum comentário: