MENU

sábado, 17 de janeiro de 2009

Aulas Temáticas do Projeto 6 de Março

O Projeto 6 de Março no período de 2009 contará com várias aulas de campo, palestras e aulas temáticas que ajudarão tanto os alunos do projeto a fazer uma boa prova de vestibular quanto a todas as pessoas da comunidade a repensar sobre a forma como vemos e agimos dentro da sociedade.
As aulas temáticas consistem em palestras, vídeos debate, seminários, rodas de discussões ou até mesmo aulas de campo. Elas tratarão de diversos temas que escolheremos em reunião de planejamento e também junto com os que tiverem interesse em sugerir algum tema.
Logo abaixo estamos listando alguns temas que consideramos importantes para um debate ou formação. São sugestões que podem ser úteis.
Crise Econômica: Neste debate ou palestra seria interessante discutir as causas da crise. Quem está perdendo nessa crise? O que fazer para não ser atingido? Quais as mentiras e as verdades em torno das notícias sobre a crise econômica? E o Brasil está mesmo sofrendo ou não com ela?
Mercantilização do Corpo Feminino: Esse foi um dos debates importantes que ocorreram em 2008. Houve a presença de várias pessoas, mas devemos aumentar o público. No debate colocamos vários questionamentos de como a sociedade trata o corpo da mulher. Discutimos um pouco sobre a questão machista e citamos vários exemplos de como empresas vendem seus produtos utilizando o corpo feminino. Falamos da necessidade de mudarmos essa cultura machista a partir dos indivíduos.
Legalização do Aborto: Tema muito polêmico e atual. Ao tratar do tema tivemos posições contra e a favor. Foi debatido de forma bem difícil. Em qual momento podemos considerar o surgimento da vida ou da consciência do feto? Quando pode-se considerar aborto. Levantamos dados sobre as mulheres com maior poder aquisitivo que facilmente conseguem aborto enquanto as demais acabam pondo a própria vida em risco quando tentam abortar.
Machismo e as Lutas do Movimento Feminista: Um tema interessante que esclarece muito sobre as atitudes machistas e como o Movimento Feminista vem fazendo para mudar esse panorama. Como surgiu o Movimento Feminista? Como era a vida da mulher décadas atrás e como a mulher vem se emancipando hoje? O que ainda é preciso fazer para acabar com o machismo?
Racismo: Tema muito discutido até hoje e que abrange o mundo inteiro. Podemos ver nesse debate como foi a história de luta do negro em todo mundo. Falar do surgimento de movimentos negros, como os Panteras Negras nos Estados Unidos, que hoje conta com o primeiro presidente negro. Podemos também discutir sobre as cotas nas universidades para negros e índios.
Sexualidade: Neste debate podemos levantar uma discussão sobre o preconceito homossexual, podemos também esclarecer sobre a diversidade da orientação sexual das pessoas. Podemos resgatar o histórico do Movimento GLBTS e da parada gay que acontece anualmente em todo planeta.
Comunismo, Socialismo, Capitalismo e Anarquismo: Que modelo de sociedade queremos para o mundo e para nós. Será que não deveríamos ter a oportunidade de escolher como viver? Quais os males que o capitalismo trás para as pessoas? O consumismo é bom ou ruim? O que é ser comunista? Por que lutar pelo socialismo? Que outro modelo de sociedade podemos pensar? Será que precisamos de governantes? Precisamos de lideranças?
Que análise sócio-econômica podemos fazer de Maracanaú: Um debate importante para a formação das pessoas do município. Como andam os meninos e meninas de rua? Quais as comunidades pobres e o que as pessoas têm feito para mudar sua realidade? Por que econômicamente Maracanaú é tão rico e socialmente é paupérrimo?
ECA - Estatuto da Criança e Adolescente: Podemos convidar várias pessoas da comunidade para participar de um amplo debate sobre os direitoa das crianças e adolescentes do município. Qual o papel do conselho tutelar em Maracanaú? O conselho está trabalhando de verdade? Quais os direitos garantidos pelo ECA?
Redução da Maioridade Penal: Tema já discutido em anos anteriores, mas que ainda é atual e precisa de esclarecimento sobre as consequências da redução. Por que a sociedade defende a redução?. Podemos discutir o sistema carcerário do país e do estado. Que tipo de trabalho vem sendo feito para inserir ex-presidiários na sociedade? Que tipos de criminosos estão surgindo atualmente e quais as causas do surgimento?
Educação - Quais as alternativas para um novo modelo de educação: Tema que merece grande atenção, pois um dos maiores motivos para tanta desestabilidade na sociedade é devido a falta de educação. Como podemos tornar a escola um lugar agradável para os estudantes? Cadê o esporte, o teatro, a dança, a biblioteca das escolas? Podemos discutir e trabalhar o Método Paulo Freire e ainda formas de educação libertária.

Comentem e opinem!!
Abraços!!

Nenhum comentário: