MENU

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nota pública relativa aos últimos acontecimentos

Nós do Projeto Pré-Vestibular Popular 6 de Março, Projeto de Extensão da UFC, ligado à Faculdade de Educação – FACED da UFC com registro na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) com o código: PC00.2010.PJ.0079, e coordenado pelo Prof. Dr. Luís Távora Furtado Ribeiro, Diretor da Faculdade de Educação FACED – UFC, em nota pública, informamos de forma cronológica que:

I – O núcleo gestor da Escola Dep. José Martins Rodrigues, composto pela atual diretora Milca Ferreira de Oliveira Silva e vice-diretor conhecido como Júnior, convocou uma reunião com voluntários do Projeto, na sala de professores da mesma instituição, no
dia 20 de Setembro no período noturno, e desmentiu o que havíamos dito sobre a suposta expulsão do Projeto, alegando que foram mal interpretados por alguns componentes do Projeto, presentes nesta reunião, atribuindo adjetivos à estes voluntários como destrambelhado(a), louca(a), e que tiveram alucinações.

II – A Secretaria de Educação - SEDUC de Maracanaú, por intermédio de Ivaneide e Prof. Marcelo, nos comunicou, de forma bastante cordial, no dia 21 de Setembro pela manhã, que a suposta expulsão do Projeto da Escola Municipal Dep. José Martins Rodrigues não passou de um mal entendido, e que a SEDUC se reuniu com a direção desta escola, no
dia 20 do mesmo mês no turno da manhã, e que o Projeto não sairá deste estabelecimento de ensino.

III – Por fim, a SEDUC, na mesma reunião citada acima, pediu desculpas pelo ocorrido e se mostrou à disposição do Projeto permitindo-nos, por exemplo, utilizar o setor de comunicação da mesma. Como encaminhamento da reunião solicitou elaboração de
documento que autoriza a permanência do Projeto na escola, e atendeu às seguintes reivindicações:

  • Falta de iluminação: Alegou que a responsabilidade é da Escola, pois esta recebe para isso;
  • Carteirinhas estudantis para estudantes do Projeto 6 de Março: Informou que o Projeto deveria enviar copias de todos os documentos do projeto junto a UFC e a listas dos alunos para providenciar a solicitação da carteirinha estudantil;
  • Guarda Municipal entrou e agrediu verbalmente um estudante por estar usando boné: A SEDUC informou que tomará as medidas cabíveis.

Neste contexto, gostaríamos de esclarecer à população de Maracanaú que
NÃO acreditamos que os voluntários acusados de loucos, destrambelhados ou de terem alucinações, tenham cometido erros, ou que interpretaram mal a situação exposta em Carta Pública encaminhada ao Conselho Municipal de Educação.

Além disso, informamos que o Projeto 6 de Março agradece a disponibilidade da SEDUC, mas que a nossa regulamentação na Escola, na qual funcionamos a quase 6 anos, bem como a emissão de carteirinhas de estudantes são garantias de direito civil público e que, com isso, a SEDUC estará apenas cumprindo o seu papel de acordo com as leis que a regulamentam. Portanto, tais benefícios garantidos ao Projeto
NÃO se configura uma parceria nem com a SEDUC e nem com a Prefeitura de Maracanaú, esta que tem por obrigação promover cidadania, educação, saúde e lazer, bem como regulamentar entidades ou organizações civis que busquem de forma alternativa desenvolver melhores modos de vida.

Assim sendo, o Projeto mantém sua autonomia, independência, horizontalidade, e continuaremos exercendo nossas atividades no mesmo estabelecimento de ensino de forma democrática, transparente e com um único apoio e parceria da Universidade Federal do Ceará, através da Pró-Reitoria de Extensão e Faculdade de Educação, e regulamentado pela Secretaria de Educação de Maracanaú para a utilização de espaço público de direito de toda a comunidade.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Apoie o Projeto 6 de Março

Se você é estudante ou voluntário do Projeto e nos apoia, escreva um depoimento para publicação aqui no blog, ou divulgue nossa Carta Pública ao Conselho Municipal de Educação de Maracanaú.

Nota de Apoio ao Projeto 6 de Março

Meu nome é Inácio Cordeiro Alves, sou Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Maracanaú, Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Sou um ex-voluntário e um dos fundadores do Projeto Pré-Vestibular Popular 6 de Março ( P6M, http://www.projetoseisdemarco.blogspot.com/), projeto este que ajudou a inserir em nossas universidade (UECE, UFC e IFCE) diversos jovens do município de Maracanaú. Dentre os nomes que consigo lembrar agora, posso citar:

- Romeu Castro, Camila Porto (já graduada), Renata Rodrigues, Hévila Karine e Francimeire na UFC.

- Emanuel Domingos, Jonas Rodrigues, Paulo Henrique (graduado) e Melka no IFCE.

Acabo de receber a notícia de que a PREFEITURA Municipal de Maracanaú ESTÁ ALEGANDO QUE O PROJETO P6M É IRREGULAR NA ESCOLA onde o mesmo executa seu trabalho DEPOIS DE 6 ANOS que o projeto ocupa o espaço. O que deixa todos os envolvidos no projeto (voluntários e ex-voluntários, alunos e ex-alunos) mais indignados com a situação é o fato de que o espaço retirado do projeto será cedido a uma instituição privada.

Deixo aqui meu relato como um dos membros que ajudou na construção do projeto e hoje tenho o orgulho de dizer que tal projeto mudou (PARA MELHOR) e vai continuar mudando a vida de muitos jovens de Maracanaú.

Não podemos deixar que este projeto morra, quaisquer que sejam os motivos ou ideologias de quem tenta realizar tamanho mal. O fim do projeto significa uma grande derrota para nossa juventude que já não tem a devida assistência das políticas sociais, sejam estas do município, do estado ou mesmo federais. O fim do projeto significa um golpe naqueles que até hoje lutam por uma educação de qualidade e inclusiva. Significa a falta de compromisso de nossos gestores(?) em cumprir as promessas de melhoria na educação.

Atenciosamente,
Prof. Inácio C. Alves
IFCE/Campus Maracanaú
Bacharel em Matemática (UFC)/Técnico em Conectividade (IFCE)

Carta Pública ao Conselho Municipal de Educação

Ao Conselho Municipal de Educação de Maracanaú.

20 de Setembro de 2011

Somos do Projeto Pré-Vestibular Popular 6 de Março, Projeto de Extensão da UFC, ligado à Faculdade de Educação – FACED da UFC com registro na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) com o código: PC00.2010.PJ.0079, e coordenado pelo Prof. Dr. Luís Távora Furtado Ribeiro, Diretor da Faculdade de Educação FACED - UFC.

Vimos por meio desta, em nome de todos os estudantes, famílias dos estudantes, voluntários e bolsistas de extensão da UFC que realizam suas atividades no Projeto 6 de Março, solicitar esclarecimentos quanto à retirada, ou na perspectiva de alguns à expulsão do mesmo da Escola Municipal Deputado José Martins Rodrigues, local onde o Projeto funciona desde 2006 e que atualmente dispõe de um pequeno espaço (banheiro desativado e reformado por nós) para funcionamento administrativo e uma sala para as aulas regulares.

Gostaríamos de deixar claro que o procedimento adotado pelo Projeto para a utilização do espaço que nos é destinado, foi uma conversa com a ex-diretora da escola, Prof. Gábia, e a solicitação formalizada por meio de ofício, entregue anualmente à diretora do estabelecimento de ensino, com cópia dos documentos, RG e CPF e comprovante de endereço, de um representante responsável, de nome Francimeire Carvalho de Maria. O fato de a Secretaria de Educação não tomar conhecimento da existência do Projeto não pode ser motivo para nossa expulsão, pois não funcionamos de forma clandestina e é do saber público das nossas atividades educativas e administrativas. Neste contexto, solicitamos a regularização e pedimos desculpas se houve algum erro de nossa parte no cumprimento das normas estabelecidas pelo Conselho Municipal de Educação.

É preciso também que o conselho saiba que o Projeto 6 de Março é uma organização civil pública de assistencialismo social, ligado à educação e de grande importância para o município de Maracanaú.

Desde o ano de 2006, quando ainda nos denominávamos MATi-Vest, quando já éramos extensão da UFC, conseguimos não só aprovar estudantes de Maracanaú em instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior, mas também promover cidadania por meio de uma educação de grande qualidade, estimulando o senso crítico e conscientização sócio-política.

O Projeto em apenas cinco anos conseguiu uma média de doze aprovações anuais contabilizadas, o que significa um índice médio de aproximadamente 40% de aprovação em relação à quantidade de estudantes que estudam até o final do ano. Contudo, nosso público-alvo não é somente os estudantes da rede pública de Maracanaú e suas famílias, mas também os universitários que pretendem ingressar na carreira docente.

Temos hoje vários professores voluntários e ex-voluntários que obtiveram sucesso em concursos públicos e certamente suas experiências no Projeto foram de grande contribuição. Podemos citar exemplos concretos como o Professor Inácio Alves, Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFCE, campus Maracanaú, ex-voluntário e um dos fundadores do Projeto 6 de Março, assim como o Professor Mestre George Frederick, efetivo da Universidade Federal Rural do semiárido - UFERSA, recém concursado e atribui seu sucesso ao Projeto. Podemos destacar também Paulo Henrique, estudante de pós-graduação na Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, concluindo seu mestrado, ex-estudante e ex-professor voluntário, que é fruto direto do Projeto e que também deu sua contribuição para o crescimento do mesmo. Temos o caso de Victor Lima, um ex-aluno e também ex-professor voluntário que assim como os outros exemplos supracitados é um estudante oriundo de escola pública e residente no município de Maracanaú que participou recentemente de um programa de mobilidade acadêmica da UFC, com a durabilidade de 10 (dez) meses, em uma Universidade na Espanha, além de outros potenciais mestrandos ou doutorandos na ativa do Projeto.

A iniciação à docência e a participação voluntária são duas características principais do Projeto e estas nos possibilitaram a sustentabilidade e garantia de continuidade e também de nossas conquistas até agora.

Hoje, em torno de 70% dos nossos voluntários foram ex-estudantes do Projeto, comprovando também nosso papel conscientizador e cidadão. Contamos com uma equipe de voluntários secundaristas, graduandos, mestrandos e doutorandos, e ainda estudantes que estão iniciando a sua carreira acadêmica ou docente. Portanto, não dá para negar a importância e, sobretudo, a qualidade deste Projeto que ainda tem muito a crescer.

É inadmissível e diria até contrária às competências do Conselho Municipal de Educação – CME e Lei Orgânica do Município, que o Projeto 6 de Março simplesmente seja expulso do local público onde funciona, em vez de simplesmente regulamentar nossa presença. Qualquer tentativa de dificultar o trabalho do Projeto é também uma tentativa de coibir o poder popular e a democracia.

Portanto, nossa saída da Escola Martins Rodrigues será considerado um ataque à extensão universitária de uma instituição pública federal de ensino superior e, certamente, terá repercussão Estadual, embora, não seja o fim do Projeto, pois este tem o apoio da população e de instituições de ensino superior como UFC e IFCE.

Atenciosamente,
Projeto Pré-Vestibular Popular 6 de Março