MENU

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sisu - O que é real e o que é sensacional!

Vejam essa reportagem ai que do Jornal O Povo! Embora ela esteja dando a vitória ao MEC por conta do Sisu, a verdade é que as pouquíssemas vagas que os estudantes da rede pública tinham estão sendo realmente preenchidas por pessoas de outros estados. São quase 700 estudantes de outros estados, certamente estes não são da rede pública. E se são, provavelmente não têm condições de se locomover. É lamentável isso! Mas o interessante é ver a abordagem de uma imprensa vendida e defensora dos processos antidemocráticos, mas declarados por ela mesma como democráticos. O pior, a população cai na onda e elogia o MEC, e ainda reproduzem a mensagem de que o Sisu é um exemplo de democratização da universidade.

Confiram:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/01/24/noticiafortalezajornal,2093465/ceara-tem-84-dos-aprovados-na-ufc.shtml


Para que vocês entendam meu ponto de vista, comparem a reportagem anterior com essa reportagem logo abaixo

http://dialogospoliticos.wordpress.com/2010/01/29/vestibular-ufc-2010-1-129-alunos-aprovados-sao-de-escolas-publicas/

Temos uma comemoração sensacionalista a respeito da aprovação de estudantes da rede pública em Fortaleza. Apenas 149 aprovados equivalente a um percentual minúsculo das vagas, menos de 3%, enquanto o percentual de vagas para estudantes de outros estados é de quase 15%. Isso é domocratização? Um jornal crítico na reportagem colocaria assim: "Enquanto mais de 690 estudantes selecionados na UFC são de outros estados, somente pouco mais de 100 são cearences da rede pública". Acho que 100 é muito, pois em 2009 foram 78 e em 2010 comemoraram com a quantia recorde de 149.

ISSO É UMA VERGONHA NACIONAL! O PAÍS DOS RICOS E DA CLASSE MÉDIA! O PAÍS DOS PARLAMENTARES, DOS EMPRESÁRIOS E DOS "BABA OVO" DESTES!

Um abraço a tod@s e desejemos sorte aos nossos estudantes do Projeto 6 de Março!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Gabarito da Prova de Seleção 2011









Acima temos o gabarito do teste de seleção realizado hoje para o Projeto Pré-Vestibular 6 de Março.

Lembrando a todos, conforme consta no edital de seleção no item 7.1:

7.1. O direito de recorrer, quanto à elaboração/gabarito da prova, se exercerá através de documento escrito, dirigido à Coordenação do Projeto Pré-Vestibular Popular 6 de Março, entregue no local de inscrição, das 18 às 20 horas, do dia 25 de Janeiro de 2011

BOA SORTE!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A Beleza não Evita a Tragédia

Assistindo ao jornal e vendo as cenas do desastre no RJ é de moer qualquer coração. Famílias inteiras soterradas, órfãos, pais sem filhos, esposos viúvos, amigos sem amparo, casas destruídas, alguns neo sem-teto, outros sem casarões de veraneio, mas o pior são os que ficaram sem o calor e o aconchego dos entes queridos.
O "saldo" de mortos no RJ podem chegar a mais de 300, será mais uma estatística?
O imediatismo que enterra nossas perspectivas de futuro, nas tragédias, desperda sentimentos humanitários suplantados na correria do cotidiano, como a SOLIDARIEDADE, entretanto, nos impede de perceber, como se tivéssemos uma venda escura nos nossos olhos encurtando o alcance de nossa vista, a forma nefasta que é nossa forma de vida, de civilização!
Em nome do tão propagado PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO, abraçamos números, beijamos maquetes e contemplamos "slides", enquanto são subplantados a natureza, os homens e mulheres reais, os seus sonhos e, sobretudo, a possibilidade de um FUTURO diferente do presente!
Até quando teremos que assistir e ouvir notícias de desastres megalómanos???
A corrida irracional e irrefreda pelo lucro escarna ossos, desmata florestas, lança gases poluentes na atmosfera, degrada a saúde de homens e mulheres, seja pela jornada de trabalho extenuante, seja pelas péssimas condições de trabalho e de salários, seja pela mercantilização da vida, seja pela descartabilidade dos produtos e seus corantes-conservantes, seja pela cultura individualista-consumista, seja pelo desequilíbrio ambiental provocado pela inexoral insustentabilidade da civilização do capital, é mais que URGENTE pensarmos no FUTURO e CONSTRUÍ-LO diferente do HOJE e do ONTEM, é necessário que ultrapassemos a mesquinharia do individualismo e da imediatidade do cotidiano, alimentando a SOLIDARIEDADE humana na construção de uma nova sociabilidade, realmente HUMANA, justa, fraterna e SOLIDÁRIA, não apenas nas tragédias, mas no cotidiano, não com o EXTRAORDINÁRIO, mas no trato comum!!!

Ciro Augusto
Professor Voluntário do Projeto 6 de Março