MENU

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Histórico de Aprovação no Projeto 6 de Março

O Projeto 6 de Março, desde 2006, vem aprovando estudantes de Maracanaú nos vestibulares da UFC, UECE e CEFET. Em 2006 conseguiu aprovar 5 estudantes e em 2007 tiveram 10 aprovações. Muitos destes e outros que ainda esperam sua aprovação se tornaram voluntários no Projeto como professor, coordenador ou mesmo auxiliar. O ano de 2008 foi muito difícil, mas mesmo assim o Projeto pôde se orgulhar dos recém-aprovados nos vestibulares das instituições públicas do Estado.

Parabéns aos Aprovados:
Leanderson Alencar - Geografia - UECE / UFC
Edilberto Gois - Eng. de Pesca - UFC
Jane de Fátima Teixeira - Eng. de Pesca - UFC
Jonas Rodrigues - Física UFC / Ciência da Computação - CEFET
Emanuel Domingos - Ciência da Computação - CEFET
Debora Cunha de Sousa - Telemática - CEFET
Rafael Alves - Tecnologia em Manutenção Industrial - CEFET
Francisca Aurea Luz - Pedagogia - UVA
Patrícia Mendes - Engenharia Ambiental - CEFET

Histórico completo com todos os aprovados desde 2006.

Em média, de 2006 ao ano passado, o Projeto aprova quase 30% dos estudantes que persistem até o fim. Portanto, é bom que fique bem claro a todos os novos estudantes do cursinho que sua perseverança e assiduidade serão determinantes para sua aprovação.
Além das aprovações o Projeto conquistou o espírito de solidariedade consciente de muitos alunos e ex-alunos que também estão de parabéns por se tornarem voluntários e responsáveis por todas as vitórias.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Planejamento 2009 - Encaminhamentos


Nos dias 24 e 25 de Janeiro, voluntários do Projeto 6 de Março se reuniram com o objetivo de planejar o ano letivo de 2009. O planejamento ocorreu em um sítio no Mucunã, onde decidimos horários de aula, como vai funcionar a monitoria, quais as prioridades no orçamento, a agenda das atividades como simulados, aulas de campo, feira de profissões e as aulas temáticas.

Alguns Encaminhamentos:

Horário de Aula Normal (parcial): Faça o download AQUI.
Por favor, os professores que ainda não estão na tabela procurar a coordenação o mais rápido.

Aulas dos Finais de Semana: As aulas dos finais de semana irão dar início já no dia 15 de Janeiro com aulas de específicas pela manhã a partir das 8 da manhã com horário a ser marcado. As aulas dos FDS estão abertas ao público mas é obrigatório para todos os candidatos aprovados e regularmente matriculados no Projeto.

Monitoria: Este ano o Projeto irá dispor de monitores que serão responsáveis pela formação e articulação de grupos de estudos com o objetivo de estimular os estudos fora de sala, bem como aproximar o professor do aluno com o objetivo de facilitar a aprendizagem. Cada disciplina contará com no máximo dois monitores indicados pelo próprio professor e democraticamente escolhido pela turma. Os monitores terão desconto de R$ 2,00 na mensalidade.

Simulados: Este ano não teremos os simulados, pois serão substituídos por provas com questões de vestibulares que simulam as da UFC, UECE e CEFET-Ce. Estas provas, padronizadas pelo próprio Projeto, deverão ocorrer a cada dois meses e terá o objetivo de verificar o desempenho dos estudantes matriculados.

O Projeto contará este ano, logo no primeiro semestre, com aulas de campo, feira de profissões e palestras ou debates com datas e temas ainda a ser marcado.

O fardamento do Projeto será o mesmo utilizado em 2008 e já se encontra a venda na coordenação do Projeto. Já o material didático ficará a critério do professor que terá livros disponíveis na biblioteca, e impressora para tirar a cópia dos seus TDs. O estudante matriculado também terá direito de pegar livros emprestados na biblioteca, bem como direito aos TDs.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Aulas Temáticas do Projeto 6 de Março

O Projeto 6 de Março no período de 2009 contará com várias aulas de campo, palestras e aulas temáticas que ajudarão tanto os alunos do projeto a fazer uma boa prova de vestibular quanto a todas as pessoas da comunidade a repensar sobre a forma como vemos e agimos dentro da sociedade.
As aulas temáticas consistem em palestras, vídeos debate, seminários, rodas de discussões ou até mesmo aulas de campo. Elas tratarão de diversos temas que escolheremos em reunião de planejamento e também junto com os que tiverem interesse em sugerir algum tema.
Logo abaixo estamos listando alguns temas que consideramos importantes para um debate ou formação. São sugestões que podem ser úteis.
Crise Econômica: Neste debate ou palestra seria interessante discutir as causas da crise. Quem está perdendo nessa crise? O que fazer para não ser atingido? Quais as mentiras e as verdades em torno das notícias sobre a crise econômica? E o Brasil está mesmo sofrendo ou não com ela?
Mercantilização do Corpo Feminino: Esse foi um dos debates importantes que ocorreram em 2008. Houve a presença de várias pessoas, mas devemos aumentar o público. No debate colocamos vários questionamentos de como a sociedade trata o corpo da mulher. Discutimos um pouco sobre a questão machista e citamos vários exemplos de como empresas vendem seus produtos utilizando o corpo feminino. Falamos da necessidade de mudarmos essa cultura machista a partir dos indivíduos.
Legalização do Aborto: Tema muito polêmico e atual. Ao tratar do tema tivemos posições contra e a favor. Foi debatido de forma bem difícil. Em qual momento podemos considerar o surgimento da vida ou da consciência do feto? Quando pode-se considerar aborto. Levantamos dados sobre as mulheres com maior poder aquisitivo que facilmente conseguem aborto enquanto as demais acabam pondo a própria vida em risco quando tentam abortar.
Machismo e as Lutas do Movimento Feminista: Um tema interessante que esclarece muito sobre as atitudes machistas e como o Movimento Feminista vem fazendo para mudar esse panorama. Como surgiu o Movimento Feminista? Como era a vida da mulher décadas atrás e como a mulher vem se emancipando hoje? O que ainda é preciso fazer para acabar com o machismo?
Racismo: Tema muito discutido até hoje e que abrange o mundo inteiro. Podemos ver nesse debate como foi a história de luta do negro em todo mundo. Falar do surgimento de movimentos negros, como os Panteras Negras nos Estados Unidos, que hoje conta com o primeiro presidente negro. Podemos também discutir sobre as cotas nas universidades para negros e índios.
Sexualidade: Neste debate podemos levantar uma discussão sobre o preconceito homossexual, podemos também esclarecer sobre a diversidade da orientação sexual das pessoas. Podemos resgatar o histórico do Movimento GLBTS e da parada gay que acontece anualmente em todo planeta.
Comunismo, Socialismo, Capitalismo e Anarquismo: Que modelo de sociedade queremos para o mundo e para nós. Será que não deveríamos ter a oportunidade de escolher como viver? Quais os males que o capitalismo trás para as pessoas? O consumismo é bom ou ruim? O que é ser comunista? Por que lutar pelo socialismo? Que outro modelo de sociedade podemos pensar? Será que precisamos de governantes? Precisamos de lideranças?
Que análise sócio-econômica podemos fazer de Maracanaú: Um debate importante para a formação das pessoas do município. Como andam os meninos e meninas de rua? Quais as comunidades pobres e o que as pessoas têm feito para mudar sua realidade? Por que econômicamente Maracanaú é tão rico e socialmente é paupérrimo?
ECA - Estatuto da Criança e Adolescente: Podemos convidar várias pessoas da comunidade para participar de um amplo debate sobre os direitoa das crianças e adolescentes do município. Qual o papel do conselho tutelar em Maracanaú? O conselho está trabalhando de verdade? Quais os direitos garantidos pelo ECA?
Redução da Maioridade Penal: Tema já discutido em anos anteriores, mas que ainda é atual e precisa de esclarecimento sobre as consequências da redução. Por que a sociedade defende a redução?. Podemos discutir o sistema carcerário do país e do estado. Que tipo de trabalho vem sendo feito para inserir ex-presidiários na sociedade? Que tipos de criminosos estão surgindo atualmente e quais as causas do surgimento?
Educação - Quais as alternativas para um novo modelo de educação: Tema que merece grande atenção, pois um dos maiores motivos para tanta desestabilidade na sociedade é devido a falta de educação. Como podemos tornar a escola um lugar agradável para os estudantes? Cadê o esporte, o teatro, a dança, a biblioteca das escolas? Podemos discutir e trabalhar o Método Paulo Freire e ainda formas de educação libertária.

Comentem e opinem!!
Abraços!!